LANCE! Espresso: US Soccer, enfim, pode anular veto a protestos

MatériaMais Notícias

da cassino: A US Soccer, que comanda o futebol nos Estados Unidos, viverá um dia importante hoje. Sua presidente,Cindy Parlow Cone, uma rara mulher à frente de uma federação de futebol, convocou uma reunião para colocar em votação o fim da proibição para que atletas se ajoelhem durante o hino nacional.

A manifestação tornou-se famosa por iniciativa de Colin Kaepernick, jogador de futebol americano que passou a se ajoelhar como forma de protesto à violência policial contra negros nos EUA. Outros atletas passaram a adotar a medidaque, combatida por dirigentes, fez de Kaepernick um bode expiatório: desde 2016, o ex-quarterback do San Francisco 49ers não é contratado por nenhum time da NFL.

A US Soccer proibiu a manifestação,que havia sido adotadapor Megan Rapinoe [foto], capitã da seleção, e combatidafortemente pelo presidente Donald Trump. Desde março de 2017, os atletas de futebol são obrigados a ficar em pé durante o hino. Cindy, hoje, dará um passo na direção da liberdade de expressão e de livre manifestação das quais os americanos têm tanto orgulho.

A dirigente assumiu interinamente a presidência no lugar de Carlos Cordeiro, que renunciou em março apósusar argumentos machistas em resposta a um processo movido pelas jogadoras por igualdade salarial. Será uma vitória histórica, caso o veto realmente caia. Uma vitória de quem busca apenas um mundo melhor.

O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. Leitura rápida, que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.

continua após a publicidadeRelacionadasMais EsportesComissário admite que a NFL errou ao ignorar manifestações dos jogadores contra o racismoMais Esportes06/06/2020

You may also like...